Já imaginou um filme sem trilha sonora? Consegue pensar em uma cerimônia de casamento sem a emoção das músicas? Praticamente impossível, não é mesmo? Escolher as músicas para a cerimônia de casamento é um dos principais itens da lista de tarefas dos noivos. Isto porque a música literalmente dá o tom da cerimônia, despertando e intensificando as emoções.
Mas, o que deve ser levado em conta na hora de preparar a playlist do casamento? Como definir o estilo musical para a cerimônia e para a festa? Quais são os principais erros na hora de definir as músicas do grande dia?
Fazer playlists para o grande dia pode ser uma tarefa bem divertida afinal, nada é mais inspirador que boas canções. Confira algumas dicas para cada momento da sua festa!
Como escolher as músicas do casamento?
Até a cerimônia simples de casamento pede uma trilha sonora. Aliás, quem já não desejou que a vida tivesse uma trilha sonora? O ideal é que os noivos incluam no repertório cerimônia casamento as músicas que gostam e que façam parte da história dos dois.
Mas há, sim, músicas mais apropriadas para cada momento, especialmente no caso da cerimônia religiosa. Alguns pedem músicas que proporcionem emoção; outros, alegria, descontração.
A cerimônia religiosa começa com músicas mais suaves; anuncia a entrada do noivo com um pouco mais de pompa e atinge o clímax com a entrada da noiva, que é o momento mais esperado. Damas e pagens pedem músicas descontraídas que combinam com a espontaneidade das crianças. A benção das alianças é um momento introspectivo e emotivo. Os cumprimentos pedem músicas crescentes, que combinam com a emoção dos padrinhos e pais. A saída dos noivos já é o início da festa.
Mas não se deve esquecer que a festa também é para os convidados. Não é porque os noivos gostam de samba, por exemplo, que só deverá tocar isso no casamento. É fundamental pensar em um repertório eclético, que agrade a todos.
O estilo e o local da cerimônia também são essenciais para definir o formato musical. O ideal é que os noivos saibam exatamente como será o grande dia para pensar em possibilidades musicais que se encaixem perfeitamente ao tipo de casamento. Por exemplo, se será na igreja, ou num local aberto, num salão de festa sjc ou ainda se a cerimônia será composta por votos e discursos.
Músicas para cada momento
- Entrada dos padrinhos – são sugeridas normalmente canções suaves, lentas, românticas, mas que não seja emotiva.
- Entrada do noivo – muitos noivos escolhem músicas que são importantes para eles.
- Entrada dos pajens, dama de honra e dama de aliança – o momento pede uma música que remeta à infância, não necessariamente infantil, mas que tenha a ver com os protagonistas.
- Entrada da noiva – a Marcha Nupcial, de Mendelsson, é a mais tradicional e executada em 97% dos casamentos. Mas, as noivas têm feito escolhas mais pessoais.
- Troca de alianças – a benção e troca de alianças sempre varia de acordo com a religião da cerimônia.
- Cumprimentos e saída da cerimônia – esta é a hora das lágrimas rolarem, mesmo porque depois será só alegria.
- Entrada dos noivos no salão de festa – a entrada no salão deve ser tão alegre ou mais que a saída da cerimônia. O ideal é que seja um som alegre, que anime ainda mais os convidados com a entrada dos noivos.
- Jantar – Além das atuais, costuma-se colocar, neste momento, músicas, quanto nacionais como internacionais, conhecidas por pessoas de todas as idades. Para que todos se sintam familiarizados e à vontade com a festa.
- Baile – Confira uma seleção de músicas – das mais antigas às atuais – que costumam ser tocadas ao longo da festa, com a proposta de fazerem os convidados dançarem.
Dicas para ajudar na escolha das músicas
Da mesma forma que o mestre de cerimônia de casamento sjc imprime o ritmo da festa, a música para cerimônia de casamento define o grau de emoção do evento, funcionando como o fio condutor que marca a passagem dos diferentes ritos.
A música é um dos elementos que mais pode ajudar a deixar a cerimônia personalizada, pois os noivos podem escolher a trilha sonora de acordo com seu gosto musical e estilo. É muito bacana quando os convidados reconhecem que as músicas escolhidas são a cara dos noivos.
Confira algumas dicas práticas que ajudarão na hora de definir as músicas do casamento:
– Incluam no repertório músicas que vocês gostam e que façam parte da história de vocês. Mas pensem num repertório eclético, que agrade a todos.
– Para a cerimônia religiosa, as músicas devem ter a ver com as características do casal mas, por se tratar de uma cerimônia religiosa, existem alguns cuidados na escolha das músicas.
– Ao escolher músicas internacionais, procure saber a tradução para não correr o risco de ter uma melodia linda falando de assuntos que não combinam com o momento.
– O som precisa ser de qualidade. Tanto se optar por um DJ, quanto por uma banda ou orquestra. Procure contratar profissionais que vocês já viram tocar ao menos uma vez ou, pelo menos, que tenham uma boa indicação.
– Já na primeira reunião, deixe claro qual é o estilo do casal, do casamento que estão planejando e enumere os pontos que são mais importantes para vocês. E digam aquilo que vocês não querem que toque.
10 músicas para cerimônia de casamento super atuais
Aqui está uma coletânea com algumas músicas nacionais e internacionais que estão na moda nas cerimônias de casamento em são josé dos campos:
1- Bruno Mraz – Marry You
2- Marcelo Jeneci – Pra Sonhar
3- Colbie Caillat – I Do
4- Juanes – Para tu amor
5- Nando Reis e Ana Canas – Pra você guardei o amor
6- Jason Mraz – I won’t give up
7- Ivete Sangalo, Monica de San Galo – Completo
8- Amy Winehouse – Our day will come
9- Boys Like Girls – Two is better than one
10- Christina Perri – A Thousand Years
Você tem mais alguma sugestão? Com qual música você entrou no seu casamento? Conta pra gente nos comentários!